JAGUAR
ESG
O QUE É E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?
ESG
10/7/20243 min read
A Importância da Adoção das Práticas de ESG
A sigla ESG significa ENVIRONMENTAL, SOCIAL, and GOVERNANCE (Ambiental, Social e Governança) e representa um conjunto de boas práticas e critérios que orientam as empresas em relação a questões ambientais, sociais e de governança.
A adoção dessas práticas tem se tornado cada vez mais essencial para as organizações que buscam sustentabilidade no longo prazo, bem como para aquelas que desejam manter uma boa reputação no mercado e atender às expectativas de investidores, consumidores e demais stakeholders.
O ESG se trata de uma prática recomendada registrada pela ABNT PR 2030 que alinha os principais conceitos e princípios, orientando os passos necessários para incorporá-los na organização, bem como propõe critérios Ambientais, Sociais e de Governança que servem como ponto de partida para as organizações identificarem os possíveis temas ESG materiais ao seu negócio.
Abaixo um resumo sobre os principais pontos abordados pela norma:
Ambiental (E - Environmental)
A dimensão ambiental do ESG foca em ações por parte das empresas em relação à preservação do meio ambiente e à minimização de impactos negativos. A partir de ações como gestão de resíduos, a redução da emissão de gases de efeito estufa, a utilização de fontes de energia renováveis e a conservação de recursos naturais. De forma que as empresas que implementam práticas ambientais responsáveis não apenas contribuem para a sustentabilidade planetária, mas também se posicionam de forma estratégica diante de uma crescente demanda por produtos e serviços "verdes", além de estarem mais preparadas para enfrentar regulamentações ambientais mais rigorosas que estão sendo implementadas globalmente.
Social (S - Social)
Com relação à dimensão social do ESG, o foco são as relações da empresa com seus colaboradores, clientes, fornecedores e as comunidades em que está inserida. Isso envolve garantir direitos trabalhistas, promover diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, investir no bem-estar de seus funcionários e apoiar causas sociais. A partir destas práticas, as empresas criam um ambiente mais justo e colaborativo, o que pode resultar em maior motivação e retenção de talentos, além de fortalecer sua imagem perante o público, assim como, realizar um papel importante no desenvolvimento das comunidades onde atuam, e agir de forma ética e responsável pode gerar um impacto positivo tanto social quanto economicamente.
Governança (G - Governance)
A governança diz respeito às práticas de liderança, ética empresarial e transparência dentro da organização. Inclui a forma como as empresas são administradas, a estrutura de seu conselho de administração, a prestação de contas, a gestão de riscos e a adoção de práticas de combate à corrupção. A boa governança assegura que a empresa seja conduzida de forma eficiente e íntegra, com uma clara separação entre os interesses dos proprietários e da administração, garantindo que todas as decisões estejam alinhadas com os melhores interesses dos acionistas e stakeholders. Além disso, práticas de governança sólidas aumentam a confiança dos investidores e ajudam a mitigar riscos reputacionais e financeiros.
A adoção de práticas ESG não é mais uma tendência, mas uma necessidade para empresas que desejam crescer de forma sustentável e responsável.
Essas práticas colhem benefícios significativos em termos de redução de riscos, atração de investimentos e fortalecimento da sua reputação.
A partir disto, a JAGUAR se compromete a seguir as práticas recomendadas visando ao atendimento dos princípios e conceitos do ESG.

